Dia da União Europeia: Ameaças e Soluções relativamente à Europa
A 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa Comunitária.
No ano passado a TSF pediu a alguns eurodeputados portugueses que refletissem sobre um projeto comunitário.

Foram expostas ideias como:
• A União Europeira deve saber reinventar-se com a reforma do euro sendo um dos desafios
que pode implicar o futuro da UE e de Portugal;
• Completar a união bancária era algo importante para existência de seguros de depósito e para a criação de uma capacidade orçamental para a zona euro, sendo que também não nos podemos esquecer das migrações;
• Era bom que existisse um orçamento próprio que compensasse os desequilíbrios que resultam da existência da moeda única para todos os países, sabendo que as economias são diferentes entre todos. O Brexit é apenas um desafio e não um risco tão grande como o populismo;
• Combate ao nacionalismo populista que conduziu ao Brexit;
• O racismo e a xenofobia são assuntos mais importantes e global.
Isto foram alguns dos pontos, sendo que o mais falado era, sem dúvida, o Brexit e muitos mostram estratégias/soluções para melhoria destes problemas. Contudo, não é algo que passado um ano já esteja resolvido. Apesar de todos os tipos de envolvimentos/ procedimentos/ conclusões/ soluções não se chega a um consentimento.
Penso que algo como o Racismo e Xenofobia não consegue ser resolvido mesmo que se queira. Nem com todo o tipo de campanhas publicitárias se chega às pessoas que tem este tipo de sentimento.
O Brexit é algo sério que precisa de ser de agrado de todos mas se fosse aceite, só iria dificultar muitas da viagens, mercadorias e tudo mais. Este ponto ainda está longe de ter um fim.
Relativamente a pontos monetários, o meu país (Portugal), está com problemas e assim sendo os portugueses esperam para que algo seja feito e/ou resolvido.
Um ponto que para mim é bastante preocupante, e não foi falado, é o Terrorismo. Tem sido bastente preocupante e acho que já não é levado muito a sério, contudo deviamos tentar previnir atentados.
Não sei como estes assuntos irão ser resolvidos, visto que qualquer que seja a solução, vai afetar a vida de todas as pessoas envolvidas.
O que achas deste assunto? Que soluções é que deviam ser impostas? Concordas com algum dos pontos?
Comments