Marketing Estratégico x Marketing Operacional
Mas afinal quais são as diferenças entre estes dois tipos de marketing?
O Marketing Estratégico tem como objetivo uma análise sistemática e, de certa forma, permanente relativamente às necessidades do mercado. Desenvolve os conceitos de produtos a nível dos seus consumidores - baseando-se nos compradores específicos – e apresentam qualidades distintas, como a durabilidade, que os diferenciam dos concorrentes tendo, então, uma vantagem competitiva.
O Marketing Operacional tem como objetivo dar a conhecer, aos potenciais consumidores, as qualidades distintivas reivindicadas pelos produtos que a organização oferece. Para tal, é necessária a redução de custos.

Irei disponibilizar de um outro quadro para se ver as diferenças destas duas vertentes, sendo que irei basear-me mais na abordagem de cada um deles.


Para existir uma criação e entrega de valor para o cliente é necessário que a equipa de marketing segmente o mercado, selecionando o seu público-alvo e desenvolva o posicionamento do valor da oferta. Sendo, então, uma essência do marketing estratégico.
Depois do valor estar selecionado, é necessário que exista a entrega da mesma. Tem de ser detalhado, preço deve ser estabelecido e produto deve ser fabricado e distribuído. Acaba por ser um Marketing Tático.
De seguida, faz-se a comunicação, utilizando a força de vendas, da promoção e outras ferramentas adicionais para informar o mercado sobre o produto.
Comments