top of page

Venha saber como desenvolver uma estratégia de marketing

Foto do escritor: Flávia AnjosFlávia Anjos

O principal objetivo de uma estratégia de Marketing é o desenvolvimento do negócio, tendo em conta a análise envolvente, a análise da concorrência, a análise do mercado e da própria empresa, a fundamentação das opções de marketing e muito mais.



1º Passo – Análise – diagnóstico

Efetuar um resumo interno e externo. Com esta análise, identificam-se os elementos chave, nomeadamente na gestão da empresa, para que sejam escolhidas as prioridades no seu desenvolvimento. Uma das ferramentas mais utilizadas para tal é a análise SWOT.


2º Passo – Análise SWOT

Permite ver, claramente, os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver, como as vantagens e oportunidades a explorar. É, portanto, um elemento fundamental para se proceder à definição de objetivos para a Estratégia de Marketing.


3º Passo – Objetivos

A definição dos objetivos tem por base um sucesso da implementação de uma estratégia. Assegurando a coerência entre a estratégia da empresa e a estratégia de marketing. Devem ser hierarquizáveis, consistentes, mensuráveis, calendarizáveis e realistas.


- Quais são as fixações de objetivos?

Objetivos de rentabilidade, retorno de investimento, volume de vendas, quota de mercado


-Qual a posição que pretendo atingir ou manter no mercado?

As empresas podem e devem ambicionar a sua situação sendo líderes do mercado onde estão inseridos. Devem de expandir, ao máximo, a sua posição.


4º Passo – Opções de Estratégias

Devem existir um critérios, primeiramente, relativamente ao mercado. Critérios demográficos (idade, sexo), geográficos (local de residência), sociais e económicos (rendimento).

De seguida, a empresa escolhe o tipo de estratégia: concentração (aposta num só segmento), diferenciação (oferta de produtos ou políticas de marketing que ajuda nas necessidas dos segmentos) e a indeferenciação (oferta de um único produto e uma política de marketing direcionada a todos os segmentos).


A concretização e a diferenciação tendem a depender da dimensão do segmento, das barreiras na entrada de concorrentes e da capacidade da empresa na resposta às exigências do segmento.

Contudo, para além do consumidor, tem de considerar os outros intervenientes no processo de compra.


O posicionamento também é importante, pois tem de ser verdadeiro e pertinente para o público-alvo definido, sustentável e coerente com a estratégia global. Para se definir o posicionamento de um produto deve identificar-se de que género de produto se trata (identificação) e o que o distingue dos outros produtos que permitem satisfazer as mesmas necessidades (diferenciação).


5º Passo – Plano Operacional

Neste passo, aplica-se o Marketing Mix e das suas variáveis: Produto, Preço, Promoção e Praça.

Estes aspetos foram abordados no post anterior, dá uma vista de olhos!

Aborda-se, também, o plano de ação onde se deve aplicar posteriormente ferramentas de controlo diário/semanal/mensal/trimestral e anual, que permitam aos responsáveis avaliar a execução da estratégia e intervir nos desvios verificados.



As ferramentas para a definição de uma estratégia de Marketing visam introduzir uma lógica de organização e planeamento que nem sempre são usadas nas Pequenas e Médias Empresas.

O processo de construção de uma Estratégia de Marketing e a operacionalização da mesma através de planos de marketing permitirá à empresa analisar e avaliar a sua estratégia. A partir desta análise conseguem atingir os objetivos a que se propõe.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2019 by MY NAME IS MARKETING. 

bottom of page